batman

O novo Homem-Morcego

Depois do final dramático do arco “Endgame”, em março, a HQ do Batman retorna nesta semana nos EUA, com a edição 41, cheia de mudanças – a começar pela armadura do Morcego que James Gordon usará, na ausência de Bruce Wayne, para combater o crime.

Em entrevista à EW , o roteirista Scott Snyder explica o contexto: “Eu queria tirar Bruce e o Coringa de cena, como se aquele [em Endgame] fosse de fato o último duelo entre eles. Em relação a quem colocar no lugar e ser o novo Batman, havia várias opções super-heroicas, seja na Liga da Justiça ou entre os aliados de Batman. Mas o que me intriga realmente sobre Jim – além do fato de ele ter um bigode incrível – é que ele é um dos poucos personagens com quem os leitores podem se identificar, enquanto pessoa normal tentando ser um herói em Gotham. E ele está lá presente desde o primeiro dia”.

Segundo o roteirista, uma geração de novos leitores incentiva os criadores a tentar coisas diferentes. “Contanto que você se mantenha fiel à essência dos personagens, nada do que você fizer pode quebrá-los. No fim, eu acho que a única forma de contar novas histórias com um personagem não é inventar reviravoltas inéditas. Por mais que essa seja uma reviravolta grande – pôr Gordon como Batman – trata-se mais de se encontrar dentro da mitologia dos personagens de uma forma que seja pessoal para você [como quadrinista]. E essa história de Gordon é muito forte para mim. Ela nos pergunta: ‘podemos cada um de nós ser Batman à nossa maneira?’.”

batman1 batman2

About the author: Mister Cartoon